“Tenho touro Nelore registrado e coloquei para cruzar com vacas mestiças por causa do leite. Pergunto: posso colocar este mesmo touro para cruzar com as filhas dele?”, contou em sua mensagem enviada ao Giro do Boi o pecuarista Antônio Carlos Fonseca, em Ipirá, na Bahia.

O produtor foi atendido durante o quadro Giro do Boi Responde que foi ao ar nesta terça-feira, dia 09, com orientações do zootecnista e gerente de fomento da ABCZ, a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu, Ricardo Abreu.

“Parabenizo por adquirir um touro Nelore registrado. É a garantia de que esse animal possui características morfológicas para ganho de peso, já que a grande função da raça Nelore é transmitir peso com uma ótima conformação frigorífica”, antecipou Abreu.

Mas de forma alguma o senhor deve acasalar qualquer touro com as suas filhas”, rejeitou, na sequência.

“Isso pode – e essa informação tem alta confiabilidade – trazer problemas de fertilidade e anomalias porque nós não podemos acasalar animais de parentesco muito próximo. Nesse caso, o pai com as filhas”, justificou.

“É importante ter uma renovação no touro e que o senhor continue utilizando touros PO melhoradores para que eles venham a atender a demanda do seu sistema de produção”, acrescentou.

 

Fonte: Tem problema cruzar touro Nelore com as suas próprias filhas? (girodoboi.com.br)

Comentar

Deixe um comentário